Com a ausência do vice-prefeito eleito de São Paulo, Mello Araújo (PL), o prefeito reeleito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), e os 55 vereadores eleitos foram diplomados nesta quinta-feira (19). A cerimônia foi marcada pela defesa da democracia e das urnas eletrônicas.
O vice-prefeito disse ter viajado ao exterior para visitar o filho. “Já tinha me programado no começo do ano, antes de tudo isso acontecer, que iria visitar meu filho no exterior. Ele faz faculdade fora e combinei de passar o Natal com ele”, disse Araújo ao Valor. “Família da gente em primeiro lugar sempre. Infelizmente não sabia que tudo isso ocorreria, mas estarei na posse, se Deus quiser”, afirmou o vice-prefeito. A Justiça Eleitoral disse que apesar de ausente, o vice-prefeito eleito foi diplomado.
A vereadora eleita Renata Falzoni (PSB) não participou porque está hospitalizada, com um problema no nervo ciático. Os vereadores Jair Tatto (PT), Gabriel Abreu (Podemos) e Tripoli (PV) também não compareceram.
Durante a diplomação da vereadora Luana Alves (Psol) e depois da cerimônia, algumas pessoas gritaram “sem anistia”, em referência aos bolsonaristas investigados, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e presos, como o general Braga Netto, por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado.
Imagens: Cristiane Agostine/Valor
Na mesa principal da cerimônia de diplomação estavam presentes o ex-presidente Michel Temer (MDB), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o atual presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (União) — todos participaram da campanha eleitoral do prefeito. Tarcísio foi ovacionado ao cumprimentar o prefeito pela diplomação.
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Silmar Fernandes defendeu a democracia e reforçou a lisura do processo eleitoral no país. Fernandes disse que o voto é um dos “direitos mais fundamentais da cidadania” e disse que as eleições foram “seguras, justas e legítimas, assim como sempre foram”. “Vivemos em um país onde as diferenças são muitas, mas a confiança no processo eleitoral nos une”, afirmou o desembargador.
Tarcísio participa da diplomação de Ricardo Nunes
O presidente da Junta Eleitoral, juiz Antonio Maria Patiño Zorzi, também reforçou a importância das eleições na democracia. Zorzi lembrou dos ataques que a Justiça Eleitoral tem sido alvo nos últimos anos e ressaltou a segurança da urna eletrônica. “Aos que tentam desacreditar nossos sistema, afirmo que o sistema eleitoral brasileiro é um dos mais seguros e transparentes do mundo”, disse.
A diplomação é realizada pela Justiça Eleitoral e é indispensável para a posse dos eleitos, que será realizada em 1 de janeiro de 2025.
Nunes foi reeleito com 59,35% dos votos válidos.
Na Câmara Municipal, dos atuais 55 vereadores, 35 foram reeleitos. O PT terá a maior bancada, com oito vereadores, seguido pelo MDB e o PL — partidos do prefeito e do vice — que conquistaram sete vereadores cada uma das legendas.