Página inicial  >Câmara aprova taxação mínima de lucros de multinacionais
Câmara aprova taxação mínima de lucros de multinacionais

Câmara aprova taxação mínima de lucros de multinacionais

Câmara aprova taxação mínima de lucros de multinacionais

A Câmara dos Deputados aprovou hoje, em votação simbólica, uma proposta que destrava dois temas da Receita Federal: institui a taxação mínima das multinacionais, chamada de Pilar 2 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e prorroga por cinco anos benefícios fiscais usufruídos por multinacionais brasileiras que terminariam em 31 de dezembro, evitando aumento de carga tributária para elas. A proposição segue para apreciação o Senado Federal.

O texto foi construído em acordo com a Receita Federal, que preferia que os benefícios fossem estendidos por apenas dois anos.

Esses benefícios prorrogados são um crédito presumido de 9% e a possibilidade de apuração consolidada dos resultados das controladas no exterior.

Ambos os mecanismos integram a Tributação em Bases Universais (TBU) aplicada às múltis brasileiras. Ajudam a reduzir a carga tributária dessas empresas e deixá-la mais próxima do padrão internacional.

Além disso, o texto fixa a taxação mínima de 15% sobre os lucros de multinacionais brasileiras. Esse adicional à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) atingirá multinacionais que registrem lucro anual a partir de 750 milhões de euros — R$ 4,8 bilhões.

Com o avanço, o objetivo é garantir a adequação da legislação tributária brasileira às normas internacionais estabelecidas pelas Regras Globais Contra a Erosão da Base Tributária.

Sessão de votação no plenário da Câmara — Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Fonte do artigo:números da sorte loteria