O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi liberado pelos médicos para retornar a Brasília após passar por um exame de tomografia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (19). Roberto Kalil Filho, médico do presidente, afirmou que o resultado foi "extremamente satisfatório" e que Lula está bem e com "a parte de cognição perfeita".
Lula é liberado pelos médicos para retornar à Brasília
“O resultado foi extremamente satisfatório. O exame está melhor até [que o previsto]. O estado geral dele é bom. A parte de cognição está perfeita. Ele pode trabalhar”, afirmou Kalil. Segundo o médico, o presidente também já está liberado para fazer viagens internacionais.
Lula, que está acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, deixou o hospital às 10h40 e desembarcou na capital federal às 12h48. Ele descansa no Palácio da Alvorada e amanhã deve receber seus ministros em uma reunião de fim de ano.
A reunião ministerial desta sexta-feira terá um caráter de confraternização. Segundo ministros com quem o Valor conversou, haverá poucas falas — diferentemente do que ocorre nas reuniões convencionais, nas quais todos os ministros costumam fazer exposições ao microfone.
Lula viajou a São Paulo na noite do último dia 9, uma segunda-feira, em caráter de emergência, após sentir fortes dores de cabeça. Foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um hematoma que se formou em decorrência de um tombo que o presidente levou no Alvorada em outubro.
Ele teve alta no último domingo, mas permaneceu na capital paulista até hoje, quando realizou novos exames. A internação e o período distante de Brasília apearam o presidente de discussões importantes, como a tramitação do pacote fiscal no Congresso.
A médica da presidência, Ana Helena Germoglio, afirmou que o presidente fará um novo exame de imagem daqui a 10 dias no Hospital Sírio-Libanês de Brasília. Segundo ela, Lula passará o Natal e o Ano Novo na capital federal.
Por orientação médica, o petista cancelou a ida ao Natal dos Catadores, evento na capital paulista que Lula participa desde 2003. O presidente chegou a confirmar a participação no último domingo, tanto em coletiva de imprensa após a alta hospitalar, como em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo. Mas a assessoria de imprensa do evento informou nesta quinta que Lula não participará devido às recomendações médicas.
O presidente precisa evitar movimentos nesses primeiros dias de recuperação após a cirurgia. Lula não pode fazer atividades físicas.
Nos últimos dias, o petista não saiu da casa, em Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista. Mas recebeu ministros para tratar de assuntos da gestão. Tiveram reunião com o presidente desde segunda os ministros Fernando Haddad, Rui Costa, Alexandre Padilha e José Múcio. Lula também recebeu a visita de amigos, como o músico Chico Buarque e o apresentador Paulo Vieira.
*Estagiária sob supervisão de Joice Bacelo