O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um “candidato fortíssimo” para se reeleger em 2026 e que não vê na direita outro concorrente se não Jair Bolsonaro (PL), apesar de o ex-presidente estar inelegível e das acusações de que ele teria planejado e armado um golpe de Estado contra o petista.
“Falando em 2026, nós temos um presidente sentado na cadeira, que todos sabemos da capacidade de articulação, e que se entregar o Brasil bem, é um candidato fortíssimo”, disse Lira, ao participar de evento do portal Jota. “Eu penso que todo governo candidato à reeleição, se estiver bem, com economia circulando, é um forte candidato”, reforçou.
Lira fala sobre eleições de 2026
Já como adversário, Lira disse que Bolsonaro é o candidato. “Não vejo outro candidato que não seja ele, pode assumir a chapa e depois substituir, o presidente Lula já disputou uma eleição assim”, comentou. Esta, destacou o parlamentar, “é a foto do momento, não o filme”, e outros fatos podem alterar esse cenário até a data da eleição.
Bolsonaro foi indiciado com outras 36 pessoas pela Polícia Federal sob a acusação de tramar um golpe de Estado contra a eleição e posse de Lula. O caso está agora sob avaliação da Procuradoria-Geral da República para decidir se encaminha denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão só deve ocorrer em 2025. Lira não fez comentários sobre o caso.
Lira fez questão de destacar que a eleição presidencial é diferente da disputa municipal. Nas eleições para prefeituras, os partidos de centro são mais fortes. Já na corrida presidencial, o eleitor, na opinião do presidente da Câmara, busca alguém mais alinhado ideologicamente para implantar as políticas públicas que considera importantes.