Página inicial  >STF já condenou 310 pessoas por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro
STF já condenou 310 pessoas por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro

STF já condenou 310 pessoas por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro

STF já condenou 310 pessoas por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) já condenou 310 pessoas por participar da invasão das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (3) pela Procuradoria-Geral da República (PGR), responsável por apresentar as denúncias contra os envolvidos nos atos golpistas.

A maioria dos condenados é do grupo de executores (229). Os demais, classificados como incitadores (81), foram presos um dia depois dos ataques, no acampamento montado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em frente ao Quartel-General do Exército.

A PGR destacou ainda que outras 500 pessoas, que respondiam por crimes mais leves, assinaram acordo com para encerrarem a ação penal em troca do cumprimento de medidas alternativas.

Os julgamentos começaram no STF em setembro de 2023, em uma sessão presencial, e depois migraram para o plenário virtual. Na última sessão, encerrada na sexta-feira (29), a Corte condenou mais 12 incitadores.

Esse grupo tem sido condenado por associação criminosa e incitação, com pena de um ano de reclusão, substituída por restrição de direitos. Entre as medidas, está a prestação de serviços comunitários e a participação presencial em curso sobre Democracia elaborado pelo Ministério Público.

Há ainda outros inquéritos que apuram outras frentes, como quem foram os financiadores dos atos antidemocráticos e a responsabilidade de autoridades, como o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, que na época era secretário de Segurança do Distrito Federal.

Registros dos estragos provocados durante as invasões do 8 de janeiro no prédio do Congresso Nacional — Foto: Pedro França/Agência Senado
Fonte do artigo:como apostar na loteria