Página inicial  >Rio e Niterói formalizam candidatura para sediar Jogos Pan-Americanos de 2031
Rio e Niterói formalizam candidatura para sediar Jogos Pan-Americanos de 2031

Rio e Niterói formalizam candidatura para sediar Jogos Pan-Americanos de 2031

Rio e Niterói formalizam candidatura para sediar Jogos Pan-Americanos de 2031

Rio de Janeiro e Niterói formalizaram nesta terça-feira (3) o pedido para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. A solicitação é uma iniciativa dos prefeitos Eduardo Paes (PSD) e Rodrigo Neves (PDT), ambos vitoriosos na eleição deste ano para comandar os Executivos municipais no próximo mandato.

Para Paes, as duas cidades estão prontas para os jogos e têm uma “larga vantagem” em relação a São Paulo, que já manifestou seu desejo de abrigar o Pan no mesmo ano. Em entrevista a jornalistas, o prefeito do Rio chegou a brincar que poderia até mesmo receber os próximos jogos, em 2027, previstos para ocorrerem em Lima, no Peru.

“O Rio está pronto na estrutura. A gente não precisa fazer nenhuma promessa de construção de nenhum grande equipamento esportivo”, disse Paes. “Se fosse pra dizer ‘olha, em 2027, Lima desistiu’ e precisasse de um novo lugar para realizar esses jogos, eu diria para vir aqui para o Rio e Niterói.”

Neves, por sua vez, falou do potencial de investimentos que novos jogos podem trazer na região. O prefeito de Niterói levantou a possibilidade de aproveitar os Jogos Pan-Americanos, caso venham para as duas cidades, para finalmente fazer a linha 3 do metrô, projeto concebido em 1968 mas que nunca saiu do papel.

“Esse projeto vai deixar um legado extraordinário para o Rio e, com essa concepção junto a Niterói, para a região metropolitana. A gente tem, por exemplo, a Linha 4 [do metrô] na época da Olimpíada. A gente sabe da importância da Linha 3, que integra o Leste Fluminense com a capital. Então, são legados extraordinários que podem ser deixados”, disse Neves.

Os dois prefeitos entregaram ao presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Paulo Wanderley, a carta que oficializa a postulação das duas cidades para sede do Pan.

Cada país só pode escolher um município representante para disputar o direito de ser sede dos jogos. Caberá ao COB decidir qual cidade está mais preparada e tem capacidade de acolher o evento multidesportivo do continente.

Após oficializar o pedido, cada cidade precisa apresentar garantias dos três níveis de governo para mostrar que tem capacidade de receber os jogos; isto é, atestados do município, Estado e governo federal. Esse documento deve ser entregue ao COB até janeiro, quando será feita a Assembleia Geral do comitê para escolher o representante brasileiro na disputa.

Wanderley endossou o argumento de Paes de que o Rio tem uma vantagem competitiva por ter sediado jogos internacionais recentemente. O presidente do COB fez um paralelo com a capital peruana. “O diferencial [de Lima para ser escolhida sede dos jogos] foi exatamente isso. Eles já tinham um equipamento praticamente pronto. Então o Rio também tem essa condição. Então sou bem seguro com essa candidatura”, disse. “Estou aliviado que não serei eu que decidirei isso [a escolha do representante brasileiro]. Apenas vou aceitar a carta. Vamos encaminhar para a assembleia do Comitê Olímpico”, completou.

São Paulo, porém, está com o processo mais avançado, segundo fontes do COB. A capital paulista apresentou a carta de intenção para sediar o Pan durante as Olimpíadas deste ano. Porém, o anúncio do desejo de abrigar os jogos foi feito ano passado, no Pan de Santiago.

Uma vez decidido o representante para concorrer a sede do Pan-Americano, as cidades deverão então entregar o dossiê de candidatura à Panam Sports, organizadora do evento. Nesse documento, deverá estar detalhado o legado dos jogos, onde ocorrerá cada modalidade, os estádios e arenas necessários e investimentos para a realização do evento. A sede de 2031 será anunciada em agosto de 2025.

Niterói (RJ) — Foto: Ana Mercedes Gauna/Wikimedia Commons
Fonte do artigo:resultados loteria São Paulo